I Quinzena de Aeromodelismo – 1957
Sessão de inauguração, vendo-se Carvalho Marques (à esquerda) e José Carlos Rodrigues (em primeiro plano) apresentando o modelo da “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29, expressamente construído para aquele evento.
A I Quinzena de Aeromodelismo foi, até hoje, a mais importante acção de promoção do aeromodelismo a nível de todo o País.
Foi organizada pelo CAL com o apoio da DGAC e envolveu centenas de praticantes, do CAL, do Vilanovense Futebol Clube, do Corpo Nacional de Escutas e da Mocidade Portuguesa. A promoção foi efectuada em 16 cidades do País, mas foi em Lisboa que atingiu o seu ponto alto.
Para mais pormenores, clique aqui.
Em Novembro de 1956, propunha o CAL à Direcção-Geral de Aeronáutica Civil, levar a efeito um vasto programa de divulgação do Aeromodelismo, com o objectivo de aliciar novos praticantes.
A DGAC aprovou o programa e patrocinou-o, entregando a organização da Quinzena ao CAL.
Todos os trabalhos foram orientados por uma Comissão Executiva, constituída por José Carlos Rodrigues, António Barata, Carvalho Marques, Pereira Baptista e Viriato de Carvalho.
Acções realizadas:
- Exposições em Lisboa e em Braga.
As fotografias que constam desta página documentam a Exposição no Palácio Foz.
- Demonstrações de Voo Circular em Lisboa, Porto, Setúbal e Vila Nova de Gaia.
Em Lisboa, realizaram-se sessões diárias durante 14 dias, envolvendo 15 aeromodelistas.
- Afixação de cartazes de divulgação do Aeromodelismo, em centenas de montras e locais concorridos e em 250 carros eléctricos da Carris de Lisboa.
- Distribuição de folhetos nas demonstrações e em locais concorridos.
Cartazes e folhetos foram afixados e distribuídos em 16 cidades no país.
- Notícias e reportagens, durante 14 dias seguidos, na Imprensa diária.
- Notícias, reportagens e entrevistas na Rádio.
- Reportagens na Pista da Portela pela RTP.
Como resultado de toda esta campanha, 72 jovens inscreveram-se nos Cursos de Iniciação, ministrados por especialistas do CAL nas várias modalidades.
Diversos aspectos dos painéis e bancadas de exposição
Uma vista da “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29 em exposição
Zona dedicada aos “speeds” (modelos de velocidade)
Duas curiosas maquetas demonstrativas de como se realizam as prova de “combate“ e “corridas”(voo circular)
As várias modalidades eram apresentadas de forma interligada …
… com grande destaque também ao voo livre
Para além do voo livre, note-se a presença, já naquele tempo, do rádio controlo
Os conceitos teóricos não foram esquecidos …
.. e os aspectos práticos, também não!
Panorama do ensino do Aeromodelismo, em Portugal, à data da I Quinzena