I Quinzena de Aeromodelismo – 1957

I Quinzena de Aeromodelismo – 1957

Palácio Foz, em Lisboa – 22 de Julho a 4 de Agosto de 1957

Sessão de inauguração, vendo-se Carvalho Marques (à esquerda) e José Carlos Rodrigues (em primeiro plano) apresentando o modelo da “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29, expressamente construído para aquele evento.

A I Quinzena de Aeromodelismo foi, até hoje, a mais importante acção de promoção do aeromodelismo a nível de todo o País.

Foi organizada pelo CAL com o apoio da DGAC e envolveu centenas de praticantes, do CAL, do Vilanovense Futebol Clube, do Corpo Nacional de Escutas e da Mocidade Portuguesa. A promoção foi efectuada em 16 cidades do País, mas foi em Lisboa que atingiu o seu ponto alto.

Para mais pormenores, clique aqui.

Em Novembro de 1956, propunha o CAL à Direcção-Geral de Aeronáutica Civil, levar a efeito um vasto programa de divulgação do Aeromodelismo, com o objectivo de aliciar novos praticantes.

A DGAC aprovou o programa e patrocinou-o, entregando a organização da Quinzena ao CAL.

Todos os trabalhos foram orientados por uma Comissão Executiva, constituída por José Carlos Rodrigues, António Barata, Carvalho Marques, Pereira Baptista e Viriato de Carvalho.

Acções realizadas:

  • Exposições em Lisboa e em Braga.

As fotografias que constam desta página documentam a Exposição no Palácio Foz.

  • Demonstrações de Voo Circular em Lisboa, Porto, Setúbal e Vila Nova de Gaia.

Em Lisboa, realizaram-se sessões diárias durante 14 dias, envolvendo 15 aeromodelistas.

  • Afixação de cartazes de divulgação do Aeromodelismo, em centenas de montras e locais concorridos e em 250 carros eléctricos da Carris de Lisboa.
  • Distribuição de folhetos nas demonstrações e em locais concorridos.

Cartazes e folhetos foram afixados e distribuídos em 16 cidades no país.

  • Notícias e reportagens, durante 14 dias seguidos, na Imprensa diária.
  • Notícias, reportagens e entrevistas na Rádio.
  • Reportagens na Pista da Portela pela RTP.

Como resultado de toda esta campanha, 72 jovens inscreveram-se nos Cursos de Iniciação, ministrados por especialistas do CAL nas várias modalidades.

Diversos aspectos dos painéis e bancadas de exposição

Uma vista da “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29 em exposição 

Zona dedicada aos “speeds” (modelos de velocidade)

Duas curiosas maquetas demonstrativas de como se realizam as prova de “combate e “corridas”(voo circular)

As várias modalidades eram apresentadas de forma interligada …

… com grande destaque também ao voo livre

Para além do voo livre, note-se a presença, já naquele tempo, do rádio controlo

Os conceitos teóricos não foram esquecidos …

.. e os aspectos práticos, também não! 

Panorama do ensino do Aeromodelismo, em Portugal, à data da I Quinzena

Comments are closed.