Consolidação
I QUINZENA DE AEROMODELISMO
Palácio Foz, em Lisboa – 22 de Julho a 4 de Agosto de 1957
Sessão de inauguração, vendo-se Carvalho Marques (à esquerda) e José Carlos Rodrigues (em primeiro plano) apresentando o modelo da “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29, expressamente construído para aquele evento.
A I Quinzena de Aeromodelismo foi, até hoje, a mais importante acção de promoção do aeromodelismo a nível de todo o País.
Foi organizada pelo CAL com o apoio da DGAC e envolveu centenas de praticantes, do CAL, do Vilanovense Futebol Clube, do Corpo Nacional de Escutas e da Mocidade Portuguesa. A promoção foi efectuada em 16 cidades do País, mas foi em Lisboa que atingiu o seu ponto alto.
Para mais pormenores, clique aqui.
TAÇA VON HAFF – Edição de 1958
A Taça von Haff era uma importante prova que a LIPA organizava, no Porto, desde 1941 para homenagear um dos principais pioneiros do Aeromodelismo nortenho, João von Haff.
Em 1958, António Bento (CAL) ficou em 2º lugar a poucos pontos do vencedor Artur Sereno (EVS).
Na foto da esquerda pode ver-se João von Haff (à esquerda) e na outra Artur Sereno, enrolando o seu borracha, ajudado por seu irmão António.
VI CAMPEONATO DE LISBOA
17 e 18 Maio 1958 – Pista da Portela e Aeródromo de Sintra
Foram vencedores: Vasco Carvalho (Planadores), Coutinho Carvalho (Wakefield), António Barata (Acrobacia), Júlio Isidro (Corridas) e António Castro (Velocidade I)
Nas fotos: Vasco Carvalho e Ester Villaverde (2.º lugar em Planadores)
IX CAMPEONATO NACIONAL – 28 e 29 Junho 1958
Pista da Portela e aeródromo de Sintra
Foram campeões:
- Wakefield António Bento (CAL)
- Motomodelos Júlio Soares (AFC)
- Planadores Fernando Viegas (CNE Setúbal)
- Corridas António Castro (CAL)
- Velocidade I António Castro (CAL)
- Velocidade II Fernando Simões (CAL)
- Acrobacia Silva Rocha (IST)
Nas fotos: Bento lança o seu borracha e Castro mostra o seu “racer”.
IV CAMPEONATO IBÉRICO
Madrid, Cuatro Vientos, 2 Novembro 1958
Os espanhóis venceram em todas as modalidades.
Na foto, os chefes da equipa espanhola, Xavier Arraiza, e da equipa portuguesa, J. Carlos Rodrigues.
A “B-29” voa ! – 9 de Novembro de 1958
Foi assim que, mais uma vez pelo lápis “mágico” de António Barata, foi apresentado, no Boletim n.º 14 do CAL, o artigo referente ao evento.
Em 1956, foi imaginado criar um grande modelo que impressionasse os visitantes da Exposição a realizar em Lisboa, no ano seguinte, no âmbito daquela que viria a ser I Quinzena de Aeromodelismo.
Reuniram-se vários saberes, constituiu-se a equipa e, um ano depois, a obra era admirada na Exposição do Palácio Foz.
Depois, fizeram-se-lhe as adaptações para o voo e em Novembro de 1958 tornou-se operacional, participando na maior parte das demonstrações de voo circular que, na altura, se faziam com frequência. Era sempre um espectáculo!
Embora seja hoje comum, nomeadamente nas modalidades de R/C, a presença de aeromodelos de grande envergadura, feitos em materiais compósitos, a maqueta voadora da “B-29”, na época em que foi construída, com materiais e técnicas “clássicas”, foi considerada “um caso muito sério” no Aeromodelismo português. Que saibamos, até hoje não voltou a ser construído um quadrimotor daquela envergadura para voo circular.
Passados cerca de 30 anos e depois de ter efectuado mais de 30 voos, foi abatida à frota, pois a fadiga dos materiais não perdoa.
Passou a ser maqueta de prateleira na Federação Portuguesa de Aeromodelismo, entidade à qual foi doada, para que viva ainda muitos anos.
Se quer saber mais sobre este modelo, clique aqui.
X CAMPEONATO NACIONAL – Voo Circular
Pista da Portela, 1 e 2 Agosto 1959
Foram vencedores:
- Acrobacia António Barata (CAL)
- Velocidade I e II Fernando Simões (CAL)
- Corridas António Castro/Eugénio Picolo (CAL)
- Combate Cunha Alves (CAL)
A foto da esquerda mostra António Barata junto ao seu modelo de acrobacia. Na da direita, uma cena de um combate.
A jornada de Voo Livre deste campeonato deve ter acontecido em 18 de Outubro, em Pedras Rubras. A equipa historiadora não dispõe de elementos sobre essa prova.
VII CAMPEONATO DE LISBOA
10 e 14 Junho 1959, Aeródromo de Alverca e Pista da Portela
Foram vencedores:
- Planadores Carvalho Marques (CAL)
- Wakefield J. Carlos Rodrigues (CAL)
- Velocidade I Fernando Simões (CAL)
- Corridas João Silva/Pedroso da Costa (CAL)
- Acrobacia António Barata (CAL)
- Combate J. Carlos Rodrigues (CAL)
Nas fotos: Carlos Rodrigues (1.º Wakefield), João Silva (1.º Corridas) e Júlio Isidro (2.º Velocidade I), que começava a dar que falar.
Os irmãos Miranda, em 1959
Victor Miranda e Ruy Miranda, que viriam mais tarde a constituir no CAL uma notável equipa de Velocidade, concorriam em 1959 pelo Instituto Superior Técnico.