Quem é Quem

Quem é Quem

  • Novos órgãos sociais para 2023/2024

    Na AG do CAL realizada em 25 de Março de 2023, procedeu-se à eleição dos novos órgãos sociais do clube para 2023-2024. A Lista A, única lista que se apresentou às eleições, foi eleita pelos sócios presentes


  • Aniversário C.A.L. | 70 anos

    Vimos por este modo anunciar a celebração dos 70 anos do C.A.L. no próximo dia 24 de Setembro na pista de aeromodelismo do Poceirão


  • O CAL comunica o falecimento do seu antigo sócio Carlos Bastos

    Ocorrido em Abril, apenas agora tomou o CAL conhecimento do falecimento deste seu antigo sócio que durante muitos anos participou na vida do clube e em variadas competições nacionais e internacionais. Construtor exímio, dedicou-se especialmente à modalidade de voo livre. Converteu-se ao rádio-controlo, mas continuou sempre fiel aos planadores e moto-planadores. Ainda no tempo do…


  • José Pereira Baptista ( 1918 – 2011 )

    José Pereira Baptista está ao lado das figuras que, nas décadas de 50 e 60, mais contribuíram para o engrandecimento do CAL, para o desenvolvimento do Aeromodelismo de competição e do ensino da modalidade nas Escolas. Fez parte da Direcção do Clube, em 1953, quando tudo estava no início e era, portanto, mais difícil de…


  • João Alves da Silva ( Curriculum aeromodelístico )

    João Silva, enquanto concorrente, foi sempre sobretudo piloto de corridas e a sua actividade desportiva, nos anos 60, consta da seguinte lista: 1960 – XI Campeonato Nacional – equipa João Silva/Bento, 2.º em Corridas 1960 – VIII Campeonato de Lisboa – equipa João Silva/Pedroso, 3.º em Corridas 1960 – XII Campeonato Nacional – equipa João…


  • João Alves da Silva ( 1932 – 2010 )

    João Alves da Silva, sócio n.º 282 do CAL, fez parte da equipa do Centro Técnico de Aeromodelismo da MP, que funcionava na Rua Almeida Brandão, na então chamada Casa da Mocidade. Uma das suas tarefas, como técnico, era a da escolha e teste dos materiais e ferramentas a fornecer aos 33 Centros de Aeromodelismo…


  • António Barata ( Curriculum aeromodelístico )

    Provas, nos anos 50 e 60, que mostram bem a actividade competitiva: 1956 – IV Campeonato de Lisboa – 2.º em Acrobacia e 2.º em Motomodelos 1956 – VII Campeonato Nacional – 2.º em Acrobacia 1958 – IX Campeonato Nacional – 3.º em Acrobacia 1959 – Campeão Nacional de Acrobacia 1960 – II Critério de…


  • António Barata (1920-2008)

    Poucos meses depois de ter ingressado no CAL como sócio n.º 43, António Augusto da Silva Ramos Barata concorre ao VII Campeonato Nacional, que se realiza em Junho de 1956, e obtém o 2.º lugar em Acrobacia. Neste primeiro ano da sua actividade, destaca-se ainda como vencedor em Acrobacia, no Concurso do IV Aniversário do…


  • António Alves Bento ( Curriculum aeromodelístico )

    António Alves Bento ( Curriculum aeromodelístico )A actividade desportiva de António Bento, nos anos 50 e 60, pode resumir-se nesta notável lista: 1952 – Integra a primeira saída dos sócios do CAL, para Alverca, em 2 de Novembro, com o modelo de voo circular Vandiver, equipado com o seu motor Bentex. 1953 – Treina no…


  • António Alves Bento (1921-2010)

    Em 1952, estávamos ainda a preparar a criação do CAL, passei pela Rua do Ouro e, metendo o nariz, como era habitual, nas montras laterais do “Biagio Flora” para espreitar novos materiais de aeromodelismo que, porventura, tivessem chegado, deparei com um novo motor de marca Bentex. Fiquei atónito, eu que me prezava de conhecer todas as…


  • Ruy Miranda (1929-1987)

    Tivemos vários excelentes especialistas de motores, mas um dos mais conhecedores, rigoroso e criativo foi, sem dúvida, Ruy Henrique Lopes Miranda. Dos seus muitos trabalhos nesta área podemos destacar a concepção e construção de um motor a dois tempos de 10 cm3, de excelentes características, que lhe permitia obter elevadas marcas na categoria de Velocidade…


  • Pereira Lima ( 1936 – 1988 )

    Pereira Lima. De seu nome completo Manuel António Pereira Lima, foi um dos grandes mestres do Aeromodelismo Ibérico. Tal como tantos outros aeromodelistas do seu tempo iniciou-se na modalidade através da Mocidade Portuguesa, na Escola Técnica de Setúbal. Como era hábito, o aluno era conduzido através dum processo evolutivo racional. Primeiro, os planadores; depois, os…