José Pereira Baptista ( 1918 – 2011 )
José Pereira Baptista está ao lado das figuras que, nas décadas de 50 e 60, mais contribuíram para o engrandecimento do CAL, para o desenvolvimento do Aeromodelismo de competição e do ensino da modalidade nas Escolas.
Fez parte da Direcção do Clube, em 1953, quando tudo estava no início e era, portanto, mais difícil de conseguir, foi mestre na concepção de modelos e dispositivos, atingiu nas competições desportivas de voo livre os mais altos níveis de classificação e exerceu funções no Centro Técnico de Aeromodelismo da MP, como Director Adjunto, onde contribuiu em larga escala para a elevação da qualidade do ensino da modalidade, nas Escolas.
Logo que começa a praticar a modalidade, o seu nome passa a figurar nas pautas das melhores marcas, que conseguia, neste primeiro ano da sua actividade, com o famoso planador “Javelin”.
Depois inicia-se com muito êxito na concepção e desenho dos seus próprios modelos, aperfeiçoando cada vez mais as suas técnicas, o que lhe valeu poder criar, mais tarde, no Centro Técnico, muitos dos protótipos de instrução que vieram a ser usados pelos alunos, nas escolas de aeromodelismo.
As modalidades que praticava – principalmente Planadores A-2 e Borrachas Wakefield – eram aquelas que tinham um maior número de praticantes experientes, em especial no Porto, mas desde logo Pereira Baptista se impôs, ultrapassando todas as dificuldades. Do seu excelente currículo desportivo podemos distinguir uma década de importantes vitórias:
- 1953 – 2.º em Planadores, no IV Campeonato Nacional
- 1954 – 1.º em Wakefield, no II Campeonato de Lisboa
- 1954 – 3.º em Wakefield, no XVII Aniversário da LIPA
- 1955 – 1.º em Planadores, no I Campeonato Ibérico
- 1955 – 1.º em Planadores Nórdicos A-2
- 1956 – 1.º em Planadores, no II Campeonato Ibérico
- 1956 – 1.º em Planadores, no VII Campeonato Nacional
- 1956 – 1.º no Torneio PAA-LOAD (Motomodelos), em Lisboa
- 1963 – Concorre em Planadores, no Campeonato do Mundo de Voo Livre
De referir, ainda, a sua colaboração técnica nas primeiras experiências de rádio-controlo feitas em Lisboa e da sua importante intervenção na I Quinzena de Aeromodelismo.
José Carlos Rodrigues