Troféu CAL F4H

O CAL comunica o falecimento do seu antigo sócio Carlos Bastos

O CAL comunica o falecimento do seu antigo sócio Carlos Bastos

Ocorrido em Abril, apenas agora tomou o CAL conhecimento do falecimento deste seu antigo sócio que durante muitos anos participou na vida do clube e em variadas competições nacionais e internacionais. Construtor exímio, dedicou-se especialmente à modalidade de voo livre. Converteu-se ao rádio-controlo, mas continuou sempre fiel aos planadores e moto-planadores. Ainda no tempo do AeCP, criou o Troféu Tuisca, que tinha a originalidade de oferecer um brevet de planadores a quem ficasse em primeiro lugar na prova. O Tuisca, nome…

Read More Read More

Troféu CAL F4H

Troféu CAL F4H

Realizou-se em 25 de junho de 2022 a prova ‘Troféu CAL F4H‘ na pista do Poceirão. Este evento estava previsto no calendário oficial da FPAm e conta para o campeonato nacional desta classe de aeromodelismo.Compareceram os seis pilotos inscritos com os seus modelos e após a apreciação estática pelos juízes de prova, realizaram-se os voos competitivos. Com vento forte, quase a exceder os limites previstos nos regulamentos, as manobras exigiram extrema concentração dos pilotos, o que em certa medida prejudicou…

Read More Read More

Salonta Cup | C.A.L.

Salonta Cup | C.A.L.

Saiba tudo sobre a participação do C.A.L. na Salonta Cup 2022, que contou com a presença do nosso membro Shmulik Sitton.

José Pereira Baptista ( 1918 – 2011 )

José Pereira Baptista ( 1918 – 2011 )

José Pereira Baptista está ao lado das figuras que, nas décadas de 50 e 60, mais contribuíram para o engrandecimento do CAL, para o desenvolvimento do Aeromodelismo de competição e do ensino da modalidade nas Escolas. Fez parte da Direcção do Clube, em 1953, quando tudo estava no início e era, portanto, mais difícil de conseguir, foi mestre na concepção de modelos e dispositivos, atingiu nas competições desportivas de voo livre os mais altos níveis de classificação e exerceu funções…

Read More Read More

João Alves da Silva ( Curriculum aeromodelístico )

João Alves da Silva ( Curriculum aeromodelístico )

João Silva, enquanto concorrente, foi sempre sobretudo piloto de corridas e a sua actividade desportiva, nos anos 60, consta da seguinte lista: 1960 – XI Campeonato Nacional – equipa João Silva/Bento, 2.º em Corridas 1960 – VIII Campeonato de Lisboa – equipa João Silva/Pedroso, 3.º em Corridas 1960 – XII Campeonato Nacional – equipa João Silva/Bento, 3.º em Corridas 1961 – IX Campeonato de Lisboa – equipa João Silva/Bento, 2.º em Corridas 1962 – Taça Outono 62 – equipa João…

Read More Read More

João Alves da Silva ( 1932 – 2010 )

João Alves da Silva ( 1932 – 2010 )

João Alves da Silva, sócio n.º 282 do CAL, fez parte da equipa do Centro Técnico de Aeromodelismo da MP, que funcionava na Rua Almeida Brandão, na então chamada Casa da Mocidade. Uma das suas tarefas, como técnico, era a da escolha e teste dos materiais e ferramentas a fornecer aos 33 Centros de Aeromodelismo que funcionavam nas várias Escolas Secundárias do País. Como era muito exigente nessa escolha o seu maior gozo era o de “arrombar” com todos os…

Read More Read More

António Barata ( Curriculum aeromodelístico )

António Barata ( Curriculum aeromodelístico )

Provas, nos anos 50 e 60, que mostram bem a actividade competitiva: 1956 – IV Campeonato de Lisboa – 2.º em Acrobacia e 2.º em Motomodelos 1956 – VII Campeonato Nacional – 2.º em Acrobacia 1958 – IX Campeonato Nacional – 3.º em Acrobacia 1959 – Campeão Nacional de Acrobacia 1960 – II Critério de Lisboa – 1.º em Acrobacia 1960 – XI Campeonato Nacional – 2.º em Acrobacia 1960 – VIII Campeonato de Lisboa – 4.º em Velocidade, 1.º…

Read More Read More

António Barata (1920-2008)

António Barata (1920-2008)

Poucos meses depois de ter ingressado no CAL como sócio n.º 43, António Augusto da Silva Ramos Barata concorre ao VII Campeonato Nacional, que se realiza em Junho de 1956, e obtém o 2.º lugar em Acrobacia. Neste primeiro ano da sua actividade, destaca-se ainda como vencedor em Acrobacia, no Concurso do IV Aniversário do CAL, e conseguiu um 2.º lugar no IV Campeonato de Lisboa. No ano seguinte vence os espanhóis, também em Acrobacia, no III Campeonato Ibérico. Logo…

Read More Read More