![]() |
Clube de Aeromodelismo de Lisboa
|
|
|
I
QUINZENA DE AEROMODELISMO Palácio Foz, em Lisboa - 22 de Julho a 4 de Agosto de 1957 |
|||
|
|||
Sessão de inauguração, vendo-se Carvalho Marques (à esquerda) e José Carlos Rodrigues (em primeiro plano) apresentando o modelo da "Super Fortaleza Voadora" Boeing B-29, expressamente construído para aquele evento. Para mais pormenores sobre a B-29, clique aqui. |
|||
|
|||
Em Novembro de 1956, propunha o CAL à Direcção-Geral de Aeronáutica Civil, levar a efeito um vasto programa de divulgação do Aeromodelismo, com o objectivo de aliciar novos praticantes. A DGAC aprovou o programa e patrocinou-o, entregando a organização da Quinzena ao CAL. Todos os trabalhos foram orientados por uma Comissão Executiva, constituída por José Carlos Rodrigues, António Barata, Carvalho Marques, Pereira Baptista e Viriato de Carvalho. Acções realizadas:
As fotografias que constam desta página documentam a Exposição no Palácio Foz.
Em Lisboa, realizaram-se sessões diárias durante 14 dias, envolvendo 15 aeromodelistas.
Cartazes e folhetos foram afixados e distribuídos em 16 cidades no país.
Como resultado de toda esta campanha, 72 jovens inscreveram-se nos Cursos de Iniciação, ministrados por especialistas do CAL nas várias modalidades. |
|||
|
|||
|
|||
|
|||
Diversos aspectos dos painéis e bancadas de exposição |
|||
|
|||
|
|||
Uma vista da "Super Fortaleza Voadora" Boeing B-29 em exposição |
|||
|
|||
|
|||
Zona dedicada aos "speeds" (modelos de velocidade) |
|||
|
|||
Duas curiosas maquetas demonstrativas de como se realizam as prova de "combate" e "corridas" (voo circular) |
|||
|
|||
|
|||
As várias modalidades eram apresentadas de forma interligada ... |
|||
|
|||
|
|||
... com grande destaque também ao voo livre |
|||
|
|||
|
|||
Para além do voo livre, note-se a presença, já naquele tempo, do rádio controlo |
|||
|
|||
|
|||
Os conceitos teóricos não foram esquecidos ... |
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
Panorama do ensino do Aeromodelismo, em Portugal, à data da I Quinzena |
|||
|
|||